sexta-feira, 29 de maio de 2009

Galícia 1 x 1 Camaçariense

Arte Gráfica: Beto Boullosa
Olá, torcedor azulino!
Eu sou Murilo Gitel, assessor de imprensa do primeiro tricampeão de futebol da Bahia. A partir de agora, estaremos juntos, lance a lance, para acompanhar o Galícia contra o Camaçariense, em partida válida pela 2ª rodada do Grupo 1 do Campeonato Baiano da 2ª Divisão 2009. Neste exato momento, estou na cabine de imprensa do estádio Governador Roberto Santos (Metropolitano de Pituaçu).

Na estreia do granadeiro no Acesso, no domingo, 24 de maio, o time treinado pelo técnico Gilmey Aimberê arrancou um empate em 2x2 contra a Juazeirense, em Juazeiro. Já o Camaçariense derrotou o Juazeiro por 3x1, em Camaçari. É bem provável que quem vencer a partida de hoje venha a assumir a liderança da chave.

Vamos confirmar os times?
O Galícia vem a campo escalado pelo técnico Gilmey Aimberê no sistema 4-2-2, com a seguinte equipe:
Victor Muller, Edmar, Renato Mello, Roque e Wescley; Sandro, Marconi, Carlos Magno e Jânio; Jhullian e Ricardinho.
No banco de reservas as alternativas são o goleiro Gessé, o zagueiro Rafael Naves, o lateral-esquerdo Wagner, o volante Janderson, o meia Lei e os atacantes Jajá e Sassá.
Já o Camaçariense vem a campo com Lima, Nilmar, Ícaro, Bode e Wellington; Márcio, Marquinhos, Átila e Alex; Jaiminho e Biriguidi. A equipe do Pólo é treinada por Carlos Augusto Matias.
Faz tempo bom em Salvador. Não deverá chover na hora do jogo. Por ora, devo dizer que a estrutura do estádio de "Pituazul" não deve nada para as grandes praças esportivas do Brasil. Dessa forma, a torcida, a imprensa e todos os demais atores deste grande espetáculo que é o futebol são respeitados. Parabéns ao governo do Estado da Bahia por esta grande obra!
Neste exato momento, os reservas do azulino aquecem no gramado.
Registra-se um bom número de mulheres e crianças em Pituaçu. A diretoria do Galícia fez uma promoção interessante no início desta semana, isentando mulheres, crianças e idosos do pagamento de ingresso. Tudo isso, para que o granadeiro pudesse ter um incentivo forte das arquibancadas para a decisão de logo mais. É uma tarde de sol na capital baiana. O público ainda não é o ideal, mas deverá aumentar nos minutos que antecedem a partida.
Lembrando que na primeira rodada do Acesso o Galícia arrancou um empate (2x2) da Juazeirense, jogando lá em Juazeiro. Já o Camaçariense derrotou o Juazeiro, em casa, pelo placar de 3x1. Como a partida entre Juazeiro e Juazeirense será realizada neste domingo, 31, é certo que quem vencer aqui em Pituaçu terminará o sábado na liderança do Grupo 1.
Daqui a pouco Galícia e Camaçariense no gramado.
Não podemos deixar de registrar as presenças ilustres aqui em Pituaçu: "seu" Reis, pai do presidente do Galícia, Raimundo Nonato Reis, impecavelmente vestido de azul celeste e branco. Também estão aqui o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, o presidente do Esporte Clube Vitória, Alexi Portela Júnior, e seu vice de futebol, Jorginho Sampaio - todos prestigiando o Galícia!
Agora, o placar eletrônico exibe a escalação do Galícia. Muitos torcedores do Vitória também estão chegando para torcer para o granadeiro. Teremos até uma charanga para fazer aquela batucada aqui no estádio. As crianças da escolinha do azulino entrarão com o time em campo em alguns minutos.
Aparece o Galícia! Camisas azuis, calções e meiões brancos. A torcida saúda os guerreiros granadeiros. Respeitem este clube, ele é o primeiro tricampeão baiano!
O Camaçariense também entra em campo, evidentemente vaiado pela maioria azulina.
O sistema de sonorização solta o hino do Galícia. O estádio todo canta e é um momento de grande emoção.
Vai começar o jogo!
Apita Cosme Araújo! Começa o jogo em Pituaçu!
1m - UUUUUUUUUUUUUUHUHHHHHH! Na primeira chegada do Galícia, quase o primeiro gol azulino. Marconi viu bem a descida do lateral Edmar, que soltou a bomba de fora da área. A bola passou por cima do gol de Lima.
5m - Carlos Magno cobra falta venenosa ao lado da área. A bola toca na rede pelo lado de fora. O Camaçariense cobra tiro de meta.
8m - Lindo lance. Jhullian, esperto, rouba a bola do zagueiro Bode na linha de fundo, ele passa para Carlos Magno, que entorta dois adversários e leva a torcida ao delírio.
12m - GGGGGGGGGGGGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLL!!! É do Galícia! E que golaço! Marconi, de fora da área. Ele recebeu bom passe de Carlos Magno, ajeitou a bola com muita categoria e acertou um belíssimo chute, sem chance para Lima. O Galícia vence jogando bem em Pituaçu.
15m - Ah, Jânio! Carlos Magno desarmou o defensor do Camaçariense e deixou Jânio em boas condições para chutar para o gol, mas ele acabou tentando o drible e perdeu a bola.
17m - Carlos Magno vê bem a descida de Edmar. O lateral cruza com perfeição para Ricardinho, que, desequilibrado, cabeceia para fora.
18m - UUUUHHH! Quase o empate dos visitantes. Jaiminho, na pequena área, cabeceia de costas para o gol, mas Victor Muller faz boa defesa.
20m - Agora, Victor Muller quase entrega o ouro. Ele tentou sair jogando com os pés, mas acabou desarmado por Biriguidi, no entanto, mais rápido, ele conseguiu se recuperar e fazer a defesa. Que susto!
24m - VICTOR MULLER! Num contra-ataque perigosíssimo, com a defesa do Galícia desarrumada, Jaiminho cortou Renato Mello, invadiu a área e, na cara do gol, chutou no canto, mas o goleiro galiciano espalmou para escanteio. São Victor!
29m - UUUUUHHHHH! Quase o empate do Camaçariense. Marconi de bobeira e acabou errando o passe na região do meio-campo. Em seguida, Biriguidi avançou e soltou um foguete da intermediária: a bola explodiu no travessão. Na sobra, a defesa afastou.
38m - O jogo é aberto em Pituaçu. O Camaçariense se joga para o ataque em busca da igualdade no marcador. Já criou momentos de perigo, inclusive. Mas o Galícia também chega no campo adversário, principalmente com o lateral Edmar, o meia Carlos Magno e o atacante Jhullian.
42m - Quase o empate do Camaçariense. Victor Muller não achou nada na cobrança de escanteio, a bola sobrou na pequena área e Biriguidi em cima do zagueiro Roque, que salvou com o ombro. Os jogadores do Camaçariense pediram pênalti, mas o árbitro Cosme Araújo não entrou na onda deles.
45m - Boa jogada. Jhullian desviou a bola de cabeça no meio-campo, onde estava Jânio. Rapidamente, o meia inverte a jogada para Ricardinho, que avançou com liberdade em direção a área do Camaçariense. Depois de balançar na frente do zagueiro Ícaro, o atacante perdeu muito tempo e acabou desarmado.
48m - Termina o primeiro tempo! O Galícia vence o Camaçariense por 1x0, golaço do volante Marconi.
Sobre a primeira etapa: o Galícia começou muito melhor. Até os 20 minutos, jogou praticamente sozinho, em cima do Camaçariense. O granadeiro criou boas chances com Edmar, Carlos Magno, Marconi e Jhullian. No entanto, depois do gol de Marconi, aos 12 minutos, o time recuou demais, atraindo o adversário para o seu campo. Como a marcação falhou bastante, o "dragão do Pólo" cresceu demais na partida, e só não conseguiu o empate por conta das defesas de Victor Muller, além do travessão. O jogo é perigoso e o adversário tem qualidade. Não tem nada definido. Para sair com os três pontos e a liderança do Grupo 1, o time treinado por Gilmey Aimberê precisará jogar mais e ter mais atenção quanto aos contra-ataques do Camaçariense.
SEGUNDO TEMPO
As duas equipes já voltaram dos vestiários. O segundo tempo irá começar em Pituazul!
1m - Começa a etapa fina! No Galícia, Aimberê trocou Marconi pelo volante Janderson, mais conhecido como Espirro. Já o Camaçariense substituiu Alex por Carlos.
4m - Boa chegada. Edmar cruzou e Ricardinho ganhou mais uma de cabeça na área do Camaçariense, mas a bola saiu pelo lado.
5m - GGGGOOOLLLL do Camaçariense. Átila cruzou a bola na área e a bola foi certinha na cabeça do zagueiro Ícaro, que cabeceou no canto de Victor Muller. Os visitantes empatam aqui em Pituaçu.
9m - Um problema: o Camaçariense investe muito nas bolas alçadas na área do Galícia. A defesa encontra grande dificuldade para interceptar esses cruzamentos, o que faz com a torcida fique apreensiva no estádio. Dos três gols sofridos pelo azulino até aqui, dois foram de cabeça.
15m - Substituição no Galícia: sai o meia Jânio, de atuação discreta, e entra Lei, que foi titular na estreia.
18m - O jogo não tem mais o mesmo ímpeto do primeiro tempo. O Camaçariense cadencia a partida, fazendo o máximo de cera possível. Como erra muitos passes, o Galícia tem dificuldades no ataque.
21m - UUUUUUUUUUUUHHHHHHHHHHHH!!!! Quase o Galícia faz o segundo gol. O volante Janderson fez bela jogada e passou para Ricardinho, que viu bem a entrada de Carlos Magno - da entrada da área ele chutou com perigo e a bola raspou a trave defendida por Lima.
23m - E tome cera dos visitantes. A cada queda forçada o jogo para, o que não é bom para o Galícia, que quer a vitória.
27m - Público e renda em Pituaçu: 1.833 pessoas compareceram (total), para uma renda total de R$ 6.474. Foram 1410 pagantes e 423 não pagantes.
29m - Sandro recebe cartão amarelo, por parar a jogada do Camaçariense.
31m - Muda o Camaçariense: entram Denisson e Fafau, saem Átila e Biriguidi.
34m - Boa Janderson! O volante, com personalidade, dribla dois adversários e chuta de fora da área. Bem colocado, o goleiro Lima segura a bola com firmeza.
36m - Última alteração no Galícia: entra o atacante Sassá no lugar de Jhullian.
39m - UUUUUUUUUHHHHHHHH!!! Carlos Magno chegou à linha de fundo e bateu cruzado. Ricardinho chegou chutando da entrada da pequena área, mas foi interceptado pelo zagueiro Bode. Boa chance.
42m - O jogo vai caminha para o seu final aqui em Pituaçu. O Galícia está em cima, tentando o gol da vitória. É na pressão que pode sair.
45m - Teremos três minutos de acréscimo.
47m - UUUUUUUUUUUUUUUUHHHH!!! Carlos Magno cobrou falta com perigo, mas Lima espalmou para escanteio.
48m - Depois da cobrança, Cosme Araújo levantou o braço e determinou o final da partida em Pituaçu: 1x1. O resultado não é bom para o azulino, que jogou em casa. Agora, o granadeiro é o vice-líder do Grupo 1, com dois pontos ganhos, atrás do Camaçariense, líder da chave com quatro pontos. No entanto, o Galícia tem um jogo a mais que Juazeirense e Juazeiro, que se enfrentam neste domingo. Na próximo final de semana, o desafio é em Juazeiro, contra o time homônimo. A vitória é obrigação.