segunda-feira, 7 de julho de 2008

Entrevista com Barbosinha, o novo técnico do Galícia

Foto: Murilo Gitel/Galícia Esporte Clube - 7/7/2008


O técnico Barbosinha (em pé), na apresentação que durou cerca de 15 minutos, na manhã desta segunda-feira, no Parque Santiago.
Quintino Barbosa de Novaes Neto, o Barbosinha, tem 43 anos e é baiano, natural da cidade de Palmeiras. O novo técnico do Galícia começou a relação com o clube aos 15 anos de idade, quando foi lançado profissionalmente no azulino pelo então técnico Aimoré Moreira. Descoberto pelo médico e ex-presidente do granadeiro Sandoval Guimarães, o jovem goleiro teve, ainda na adolescência, o início de uma trajetória vitoriosa no futebol. Em 2006, como treinador do Fluminense de Feira, conquistou o Nordestinho. Um ano depois, no comando do Itabaiana-SE, sagrou-se campeão da Copa Governador do Estado e, posteriormente, esteve no comando do Queimadense-PB, onde ergueu a taça do Acesso paraibano.
Na primeira divisão do estadual da Paraíba, colocou o time de Queimadas entre os quatro melhores da competição sem perder um único clássico. Já no primeiro semestre deste ano, de volta à Sergipe, foi determinante para a bela campanha do Itabaiana na Copa Governador do Estado, ao conquistar 26 pontos dos 30 possíveis na primeira fase, o que rendeu ao tricolor sergipano uma vaga na Copa do Brasil de 2009.
No início da tarde desta segunda-feira (7), Barbosinha concedeu entrevista exclusiva ao site oficial do Galícia. Antes disso, no período da manhã, foi apresentado pelo vice de futebol Renato Santarém ao grupo de jogadores, além de ter observado o treinamento coletivo comandado pelo auxiliar Luis Henrique (Lula Mamão).
Com a palavra, o comandante!

Site: Barbosa, tem um ditado popular que diz que “o bom filho a casa torna”, portanto, seja bem-vindo novamente! Como é esse reencontro para você?

Barbosinha: Esse reencontro é muito bom, deus está me abençoando com essa honra, e para mim, este clube tem uma importância muito grande na minha vida. Foi aqui que eu comecei a minha carreira como jogador e treinador. Agora eu volto já com uma boa experiência como treinador, com títulos conquistados e pronto para realizar este trabalho. Eu tenho a preocupação e a responsabilidade de fazer com que o time volte à primeira divisão, depois desses nove anos no acesso. A maior tristeza da minha vida foi à queda para a segunda divisão e eu fazia parte da comissão técnica, então será um grande orgulho ajudar o clube a retomar o devido lugar.

Site: Na apresentação, hoje pela manhã, você deixou claro que quem não tiver a dimensão da grandeza do Galícia não poderá jogar no time. O teu objetivo com essa afirmação é mexer com os brios do grupo de trabalho?

Barbosinha: Tem muito jogador que não conhece a história do Galícia. O Galícia, ao lado de Vitória, Bahia e Fluminense faz parte da nata do futebol baiano. O Galícia foi o primeiro clube da Bahia a excursionar à Europa, o primeiro tricampeão baiano, revelou jogadores do futebol atual, como Lenílson, Luís Alberto e outros como Washington, Oséas e por aí vai. Eu tenho a responsabilidade de mostrar essa grandeza aos jogadores. O Galícia voltando à primeira divisão é o objetivo, porque o clube é grande. Na primeira divisão, Galícia x Vitória é clássico, Galícia x Bahia é clássico, a história é outra.

Site: Barbosinha faltam 13 dias para a estréia do Galícia no Campeonato Baiano de Acesso. Como está o planejamento? Você deve ver o time ainda em alguns amistosos, indicar alguns jogadores...

Barbosinha: Nós vamos primeiro avaliar o grupo. Nós temos a dimensão das dificuldades quanto a jogar a primeira divisão, o histórico dos adversários, como eles estão se formando, quais as linhas de jogo, enfim. Estou ciente da necessidade de estruturar o grupo para ter os resultados em campo. O tempo é curto, mas ainda temos uma condição boa, uma comissão técnica competente com o Geraldo (Lantyer), o Lula (Mamão) o Luciano, o pessoal que nos auxilia, então vamos trabalhar para recolocar o time na primeira divisão.

Site: O professor Juracy Garrido trabalha com as categorias de base do Galícia desde dezembro. Você tem como característica um cuidado especial com as categorias de base? Deve dar oportunidade aos garotos de destaque ou a segunda divisão é um campeonato onde a experiência deve ser priorizada?

Barbosinha: Olha, o Lenílson, O Luís Alberto e o Rissut foram jogadores que eu revelei. Eu tenho em mim essa característica. Se tiver algum jogador novo que chame a atenção não haverá problema, afinal, eu fui lançado profissionalmente aqui no clube com 15 anos de idade, numa posição complicada como é a de goleiro. Então um jogador que foi lançado dessa forma ao time profissional não pode ter medo de colocar os garotos. Então tendo qualidade e passando pelas mãos de um profissional como o Juracy, certamente nós iremos observar.
Site: Você recentemente teve passagens vitoriosas no futebol da Paraíba e de Sergipe. Como foram essas experiências?

Barbosinha: Eu fui campeão pelo Fluminense depois de mais de trinta anos do clube sem títulos, o título mais importante que o clube tem, pois é o único interestadual, além de ter sido campeão também na Queimadense-PB e no Itabaiana-SE, então são três títulos em três estados diferentes. Fui campeão da segunda divisão de forma antecipada pela Queimadense, campeão da Copa Governador de Sergipe pelo Itabaiana e, em 2008, conseguimos ascender o clube à Copa do Brasil 2009, então foi um giro para o Nordeste que me enriqueceu muito. A Queimadense não está entre os chamados grandes times da Paraíba, mesmo assim ajudamos a colocá-la entre os quatro melhores do estadual sem perder nenhum clássico. Com o Itabaiana foi diferente, porque já é um grande de Sergipe, mesmo assim, com a ajuda de deus demos conta do recado, foram passagens vitoriosas. Agora vamos trabalhar sem chamar a atenção de ninguém. Vamos deixar os favoritos trabalhar, alargar e procurarmos o nosso espaço.