sexta-feira, 25 de julho de 2008

Time ideal do Galícia deve estar em campo a partir da segunda rodada

Faltam dois dias para a estréia do Galícia no Campeonato Baiano da Segunda Divisão. No domingo, 27, começa a trajetória do azulino rumo à elite do futebol da Bahia. Nesta sexta-feira, 25, o técnico Quintino Barbosa conversou cerca de uma hora e meia com os jogadores, antes de comandar o treino no Parque Santiago. Na quarta-feira passada, logo depois do teste contra o Fluminense, em Feira, Barbosinha ressaltava a evolução tática e técnica da equipe em comparação com o amistoso do último final de semana, contra a Seleção de Coité.
No entanto, como alguns atletas não estão no ápice da forma física, somando-se a recuperação das lesões do goleiro Alan e do lateral/meia Rafael Oliveira, a tendência é a de que o time considerado ideal por Barbosinha só entre em campo a partir da segunda rodada da competição, dia 10 de agosto, contra o Juazeirense, em Dias d'Ávila. Isso porque as duas semanas de folga depois da estréia diante do Madre de Deus são consideradas essenciais para o entrosamento e recuperação física dos jogadores, que irão intensificar os treinos no Parque Santiago. É o caso do meia Marcos Neves, que embora tenha tido boa atuação contra o Fluminense, na quarta-feira, admitiu ainda não estar com 100% da condição física ideal. O goleiro Alan intensificou a fisioterapia no joelho e já treina com bola no PST. Ele deve ter condição de jogo no dia 10 de agosto.

Galícia na mídia: A Tarde publica reportagem sobre o Acesso

A dois dias do início do Campeonato Baiano de Acesso (Grapiúna xGuanambi se enfrentam no sábado), o caderno esportivo do jornal A Tarde publicou reportagem especial sobre a segunda divisão baiana, com destaque para o Galícia, único representante da capital na disputa por uma vaga à elite do futebol da Bahia em 2009. Sob o título "Uma Vaga Para Nove", a reportagem do jornalista Paulo Simões destaca, entre outros aspectos, a venda dos carnês de ingressos "Granadeiros Azulinos", com a promoção da camisa oficial dogranadeiro: "R$ 75 custa o carnê do Galícia para o torcedor assistir aos jogos em Dias d'Ávila, com direito a camisa do clube para os 90 primeiros compradores", escreve.
Já na foto de Luciano da Matta, o técnico Quintino Barbosa apresenta o grupo de jogadores do Galícia que irá para a disputa a partir de domingo. Na matéria "Azulino tenta demolir obstáculos do Acesso", inclusa na reportagem, Simões destaca a importância da Associação dos Torcedores Amigos do Galícia (Atag) para o clube, além de relembrar a história de glórias do Granadeiro da Cruz de Santiago, primeiro tricampeão da Bahia (41-42-43) e revelador de craques como Carlinhos, Washington e Oséas, entre outros tantos. A assessoria de comunicação, em nome do Galícia Esporte Clube agradece a visita do Grupo A Tarde, representado pelo repórter Paulo Simões e o repórter fotográfico Luciano da Matta, por conta do trabalho realizado por ambos no Parque Santiago, na última quarta-feira, 23, bem como pela atenção destinada ao azulino.
psimoes@grupoatarde.com.br

Acesso: FBF altera incoerência no regulamento


Nesta quinta-feira, 24, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) publicou no site oficial da instituição a notícia quanto a alteração de um ponto do regulamento, que havia criado uma polêmica, por conta de um possível favorecimento para os clubes do Grupo 2, classificados para às semifinais e finais da competição. Anteriormente, ficava definido que o número de pontos ganhos, seguido do número de vitórias, saldo de gols e número de gols marcados seriam os critérios de desempate para definir a equipe que ficaria com a vantagem de jogar a segunda partida como mandante, além de jogar por dois empates. Dessa forma, os times do Grupo 2 seriam privilegiados, pois jogarão mais vezes do que os do Grupo 1. Agora, o mando de campo do jogo de volta e a vantagem do empate na disputa serão definidos levando-se em conta "o percentual de aproveitamento com observância da proporcionalidade entre o nº de pontos ganhos divididos pelo nº de jogos realizados (média aritmética)".

Arbitragem para Madre de Deus x Galícia


A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou nesta quinta-feira, 24, no site oficial da instituição que o árbitro Aristeu das Mercês Ramos foi o sorteado para apitar Madre de Deus x Galícia, domingo, 27, às 16h, no Estádio Municipal de Madre de Deus, em partida válida pela 1ªrodada do Grupo 1 do Campeonato Baiano de Acesso. Ele será auxiliado por Antonio César Brasileiro e Jorge César Borges.