quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Galícia x Camaçariense: Viajo para Alagoinhas neste sábado

Foto: Portal Alagoinhas


O município também é conhecido como a "terra da laranja".
Preocupada em estreitar os laços do Galícia Esporte Clube com a sociedade local, por meio da imprensa, a Assessoria de Comunicação do azulino viaja para Alagoinhas neste sábado, 16, véspera do jogo contra o Camaçariense, válido pela terceira rodada do Grupo 1 do Campeonato Baiano da Segunda Divisão. A partida será realizada no estádio Antônio Carneiro, às 15h. Para o granadeiro da capital, que acaba de adotar a cidade do interior como casa na competição só a vitória interessa, depois da derrota para o Madre de Deus e o empate contra o Juazeirense.
Notícias referentes à Alagoinhas, ao estádio Carneirão e todos os bastidores do jogo decisivo você confere aqui no Blog, que ficará responsável pela transmissão do confronto em tempo real, através do sistema Lance-a-Lance, a partir das 14h45 de domingo.
Fique ligado!


FBF divulga arbitragem para Galícia X Camaçariense


A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou nesta quinta-feira, 14, o resultado do sorteio de escalas da arbitragem para a próxima rodada do Campeonato Baiano da Segunda Divisão. Gleidson Santos de Oliveira será o árbitro de Galícia x Camaçariense, partida válida pela terceira rodada do Grupo 1 da competição, marcada para às 15h de domingo, 17, no estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas. Ele será auxiliado por José Carlos Oliveira dos Santos e Antônio Fernando Santos Ribeiro.

Conheça mais sobre Alagoinhas, município onde o Galícia jogará no Campeonato Baiano da Segunda Divisão

Crédito da foto: Portal Alagoinhas

Por Gueu Mendes
Alagoinhas pertenceu a Vila de Inhambupe - ora a capitania de Sergipe, ora da Bahia - como distrito de seu município. A cidade em 1852, impulsionada por um sacerdote português - cujo nome não ficou conhecido, embora alguns pesquisadores afirmem ter se chamado João Augusto -, final do século XVIII, resolveu desmembrar-se, elevando-se a qualidade de município, pela província de nº 442, de 16 de Junho de 1852, instalada no dia 2 de julho do mesmo ano. A partir daí, registrou-se este dia como dia da comemoração do aniversário da cidade.
Ao longo de seus 154 anos, de todos os títulos para definir a história de Alagoinhas, o único que permaneceu foi o de “Terra da Laranja”. Isso porque, a cidade teve a laranja como um fator preponderante em seu desenvolvimento sócio-econômico.
O município que tem uma população de aproximadamente 138 mil habitantes recebeu este nome, por ter em suas margens os rios Sauípe, Catu, Subaúma e Quiricó, além de lagoas e córregos. A princípio, Lagoinha, lagoinhas, oficialmente Arraial e Vila de Alagoinhas, e por fim Alagoinhas.
Pioneira desde sua autonomia, em 1889, foi o primeiro município a aderir a república proclamada. Em seguida, 1856, incentivou a construção de uma ferrovia – A Estação Ferroviária de São Francisco – ligando Salvador – Alagoinhas, considerada até hoje como um dos seus principais investimentos.
A população do sexto maior município da Bahia, com 761 km, sofre pela falta de investimentos. Os migrantes atraídos pela cidade em seu período áureo, sejam para trabalhar na estação de ferro, seja na agricultura através da citricultura, na indústria do fumo, e outros elementos que proporcionaram um “boom” em seu período de crescimento econômico, hoje, se dedica a cidade que é mantida essencialmente pelo comércio.
Crédito da foto: Portal Futebol Baiano

Estádio Antônio Carneiro (Carneirão)